IFES Cachoeiro na OBR 2018

• Julio Cesar Madureira Silva

A Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2018 está comemorando seu recorde de participações. Segundo a organização do evento, são 156.813 estudantes inscritos, com 4.348 equipes para participação na Modalidade Prática.

O ​ campus ​ Cachoeiro participará novamente do evento. Este ano são 111 alunos inscritos na Modalidade Teórica e uma equipe na Modalidade Prática, um aumento de 358% em relação à 2017. Segundo o Prof. Júlio Madureira este aumento se deve a uma ação conjunta dos professores para estimularem os alunos a participarem de eventos deste tipo, pois algumas universidades, como a UNICAMP, estão reservando vagas para o ingresso direto nos seus cursos de graduação para os melhores colocados em Olimpíadas Científicas e competições de conhecimento.

Ressalta-se que o ​ campus ​ Cachoeiro já se destacou 2 vezes na Modalidade Teórica, com alunos selecionados para representar o estado do Espírito Santo na etapa nacional. Em 2014 com a aluna Nathália Fontoura Signé e em 2017 com o aluno Giovanni de Freitas Lima Dalvi. Este ano as etapas nacionais ocorrerão em João Pessoa PB.

As atividades de preparação para a OBR no campus são organizadas pelo Laboratório de Robótica Aplicada - LABORA. O Prof. Bruno Missi, coordenador do LABORA destaca que as atividades de robótica são importantes para integrar os conhecimentos de diversas áreas e incentivar o pensamento multidisciplinar.

Mais uma vez o objetivo da OBR de “difundir a robótica educacional nos estados” foi atingido e o​ campus ​Cachoeiro está fazendo a sua parte.

A agenda para os próximos eventos da OBR 2018 são:

Maiores informações sobre o evento podem ser encontradas no link: www.obr.org.br

Foto: Participantes do minicurso de robótica na OBR 2017, Curitiba PR.