Arduino Day - Cachoeiro 2017

• Julio Cesar Madureira Silva

Mapa mundial com marcações do evento

No dia 1º de abril o campus Cachoeiro de Itapemirim sediou pela primeira vez o Arduino Day, um evento de abrangência internacional conectando pessoas que lidam com Arduino e projetos. A edição deste ano foi realizada em 499 locais, em 78 países.

Foto com professor e aluno

“Esta foi uma oportunidade para que professores e alunos pudessem mostrar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no campus e trocar experiências quanto ao uso desta fantástica ferramenta para execução de projetos” explicou o professor Júlio Madureira, organizador do evento no campus.

O evento foi aberto à comunidade externa e contou com a presença de alunos de outras escolas de Cachoeiro e da região.

Foram realizadas palestras sobre tecnologia e a apresentação de projetos como a Fresadora CNC construída pelo aluno Cícero Zanqueto, a Calculadora desenvolvida pelos alunos do curso de Sistema de Informação Gideão Pelegrino e Felipe Gaspar e o Robô Humanóide construído pelo professor Bruno Xavier, utilizando impressão 3D. Também foram ofertados minicursos para que iniciantes pudessem experimentar as facilidades de programação do Arduino, seja utilizando a sua IDE, ou via a interface Lifa para a programação LabView.

Também foram realizados sorteios de Arduinos entre os participantes.

Para o aluno Allan Gonçalves, instrutor voluntário de um dos minicursos, a expectativa é que a comunidade local que utiliza Arduino cresça consideravelmente ao longo deste ano e que Cachoeiro se torne um pólo de referência no sul do estado.